Resumo
A pesquisa objetivou estabelecer um espaço compositivo de exploração e experimentação lúdica envolvendo a produção, implementação e avaliação de uma Unidade Didática de Yoga na Educação Infantil. Assim, com a instalação desta proposta, verificou os movimentos que diferenciam a prática do Yoga para esse contexto educacional específico e que, portanto, passam por um trabalho de permanente adaptação dos oito passos do Yoga no contexto infantil, para que o trabalho pedagógico se afine com os interesses e as necessidades das crianças e as normativas para a Educação brasileira. A metodologia para o trabalho de caráter qualitativo abordou os princípios da pesquisa-ação, de modo a dar mobilidade à um exercício investigativo intrinsecamente desenvolvido junto ao exercício educacional que seguiu quatro etapas. Na primeira etapa foi realizado um levantamento bibliográfico acerca dos temas relacionados à Educação Física e Yoga para a Educação Infantil, a fim de ampliar o campo reflexivo e compreender possibilidades e interfaces dessa relação. A partir desse movimento, na segunda etapa foi elaborada uma Unidade Didática para crianças pequenas na Educação Infantil, contemplando atividades de Yoga dentro dos eixos norteadores interações e brincadeiras, que possam estar presentes no contexto da Educação Física Escolar. A terceira etapa foi a aplicação da Unidade Didática a uma turma de 2ª Etapa da Escola Municipal de Educação Infantil Profª “Mercedes Stuchi Duarte de Mattos”, no município de Limeira-SP, composta por 18 crianças, com idade entre 5 e 6 anos. De modo a observar como a Unidade Didática se constitui na prática, a coleta de dados das atividades desenvolvidas foi registrada por meio de diários de campo. Na quarta etapa, os registros dos diários de campo foram analisados a partir da organização e leitura atenta dos materiais, codificação - que identificou trechos, recortes de falas, palavras, ideias repetidas e comportamentos, e categorização - que aglutinou os códigos, estabelecendo uma relação dialógica.