Resumo

Introdução: Cresce a necessidade de uma pedagogia que aprofunde a compreensão da dinâmica de jogo por parte do futebolista em formação. Há uma premência de uma transição dos modelos analíticos tradicionais para modelos sistêmicos, que se fundamentem em um processo de adaptação a situações imprevisíveis. Objetivo: Esse trabalho explora as metodologias pedagógicas utilizadas nas escolinhas de futebol, buscando fatores de desenvolvimento de seus alunos em relação à compreensão de jogo. Metodologia: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de escolinhas de futebol formados em educação física e atuantes em cidades do interior de São Paulo, nas quais foram coletados dados que apontam a importância que eles conferem a alguns fatores da compreensão de jogo, como ocorrem as intervenções pedagógicas e a avaliação do desenvolvimento dessas características. Este estudo foi analisado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CEP/FCM/UNICAMP sob Parecer nº 656.562/2014. Os sujeitos participantes da pesquisa foram informados sobre os objetivos do estudo e assinaram o termo de consentimento. Resultados: Através da análise das entrevistas percebe-se que boa parte das escolhas feitas pelos professores quanto à prática pedagógica estão associadas a oportunidade de propiciar um ambiente de lazer para as crianças e que eles enxergam uma oposição entre ambiente de lazer e ambiente de treinamento esportivo. O desafio é criar um ambiente de formação de qualidade sem deixar de atender uma das funções das escolinhas de futebol de proporcionar momentos de lazer para crianças que não possuem outros espaços como esses. Conclusão: Foi possível identificar no jogo um ambiente de equilíbrio entre lazer e desenvolvimento. Outros estudos mais longos que permitam um acompanhamento das práticas pedagógicas, também seriam interessantes para obtermos mais informações relevantes para a área de pedagogia esportiva, assim como estender esse estudo para outras instituições onde essa formação esportiva ocorre, como clubes e categorias de base

Acessar