Resumo
O presente estudo investigativo teve como objetivo compreender a relação entre teoria (Plano de Manejo - PM) e prática do uso público (Atividades de Lazer - AL) em Unidades de Conservação ao sul do Estado de Minas Gerais - Brasil. Em virtude da escassez de dados concretos sobre a compreensão entre teoria e prática na implantação de atividades de lazer, acredita-se que este estudo possa orientar para a descoberta de regularidades que permitirão identificar categorias da ação, suas propriedades e conexões que conduzirão à elaboração de uma formulação conceitual para a implantação de atividades de lazer para uso público, formulação esta que explicitará o processo das escolhas destas atividades pelos chefes de Unidades de Conservação. A metodologia utilizada foi a Teoria Fundamentada, para tanto, a entrevista foi o instrumento para a coleta de dados seguido da codificação, categorização e a redação final, na intenção de se chegar a uma teoria sobre o fenômeno analisado. As categorias emergentes estão relacionadas à caracterização, implantação e gerenciamento das atividades de lazer, onde estas não se relacionam com a teoria, pois funcionam de formas isoladas dentro das Unidades de Conservação. O esquema teórico emergente conclusivo se constitui como um Plano de Manejo e Atividades de Lazer: nem teoria, nem prática, um modelo insustentável.