Resumo

O presente estudo teve como ponto de partida a tematização do lazer nas aulas de Educação Física, sobretudo no que diz respeito à compreensão sobre o direito ao lazer contemplado na Constituição Federal, atentando a aspectos socioculturais e ideológicos. O objetivo desta pesquisa consistiu em descrever e analisar o desenvolvimento da temática Lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada na periferia urbana da cidade de São Paulo. Para isso, foi realizado um projeto de intervenção com a temática lazer, contendo 8 aulas de 45 minutos, com alunos matriculados no 8º ano B da escola Municipal Bacharel Mário Moura e Albuquerque, entre agosto e novembro de 2022. Dentre os conteúdos, foram abordados os interesses culturais do lazer, o lazer dentro da escola e o jogo “queimada lazerificada”, proposto para problematizar características presentes no contexto do lazer. A coleta de dados foi realizada na aplicação da unidade temática, tendo momentos de filmagens, registros fotográficos e anotações, para auxiliarem na construção das Notas de Campo. Para a análise de dados, utilizamos o desenvolvimento de Categorias de Codificação, a partir da identificação de Unidades de Dados. Em face dos dados coletados e análise, os resultados possibilitaram a elaboração de duas categorias e cinco subcategorias, sendo elas: Categoria A) Lazer no contexto das aulas de uma unidade temática; Subcategoria 1- Ausência de concepções de lazer na realidade dos discentes; Subcategoria 2- Cultura escolar, diversidade do lazer e diversidade discente; Subcategoria 3- Escola como um local de reprodução de valores do lazer na sociedade; Categoria B) Impacto da unidade temática sobre o lazer; Subcategoria 4- Lazer como universo individual do ser humano; 5- Escola como um local de emancipação através do lazer. Os resultados indicaram compreensões limitadas dos/as estudantes e o pouco estímulo curricular para abordagens pedagógicas de lazer, além de ausência de ações voltadas para o lazer na escola e na comunidade. Entretanto, possibilitou boas impressões acerca da tematização do lazer entre os escolares, sobretudo quando foram abordadas questões relacionadas à liberdade e ao controle em atividades cotidianas diversas vivenciadas por eles/as e suas formas de entender o lazer. Para superar a escassez da abordagem pedagógica do lazer no ambiente escolar, é necessário que o tema seja refletido coletivamente e que haja formação adequada para se trabalhar esse importante direito social.

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