Resumo

Foram adotadas medidas de restrição social para o enfrentamento da COVID-19 que influenciaram nos hábitos de vida da população, aumentando o sedentarismo. Considerando a alta complexidade e a dedicação exigida pelo curso de Medicina, torna-se relevante investigar o efeito da pandemia na prática de exercício físico e conduta sedentária desses estudantes.

Objetivos:

Identificar alterações na atividade física e na conduta sedentária autorrelatadas por acadêmicos de Medicina na cidade de Salvador, Bahia, antes e durante o autoconfinamento imposto pela pandemia de COVID-19.

Métodos:

Estudo longitudinal, prospectivo, quantitativo, realizado com estudantes de Medicina, maiores de 18 anos, regularmente matriculados. Foi aplicado um questionário virtual, estruturado, anônimo, de autopreenchimento, contendo aspectos sociodemográficos e acadêmicos. Além disso, foi aplicado o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), em sua versão curta, considerando o período antes e durante a pandemia. Através deste, foram mensurados nível de atividade física, conduta sedentária e tempo de realização de caminhada, além de atividades moderadas e vigorosas.

Resultados:

Foram incluídos 268 estudantes de Medicina, predominantemente mulheres (65,7%), da raça branca (50,0%) e parda (38,8%), com idade de 24,2 ± 5,5 anos, solteiros (90,7%), cursando o ciclo clínico (59,0%), em instituições privadas (78,4%). Não foram identificadas diferenças estatisticamente significantes no nível de atividade física e no tempo despendido com atividades moderadas e vigorosas. Entretanto, houve redução no tempo de caminhada (p<0,00001) e aumento da conduta sedentária (p=0,001) durante a pandemia de COVID-19, sendo o impacto maior entre as mulheres (p=0,0009).

Conclusão:

Foram demonstradas as repercussões da pandemia de COVID-19 no aumento da conduta sedentária dos estudantes de Medicina, principalmente entre as mulheres, além da redução do tempo de atividade despendido com caminhadas. Estudos longitudinais são necessários para analisar as consequências a médio e longo prazo dessa alteração nos hábitos de vida saudáveis de estudantes de Medicina. Nível de evidência II; Estudo Prospectivo Comparativo.

Acessar