Resumo

O relato acerca dos benefícios cognitivos e psicossociais da prática do judô por crianças está mais associado à percepção e observação dos/as sensei no cotidiano das aulas, apontando para a necessidade da existência de instrumentos que possam fazer apontamentos de forma científica. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi construir um diário de campo e testar um roteiro para as observações acerca do aprendizado de habilidades sociais de crianças praticantes de judô. Foi elaborada uma base conceitual através de revisão bibliográfica sobre a utilização do diário de campo associado ao método de observação participante em pesquisa qualitativa e um estudo piloto com uma turma de judô. A partir da análise da bibliografia e da experiência no estudo piloto, foi produzido um diário de campo descritivo-reflexivo contemplando, além dos campos descritivos, uma ficha de observação de situações de relações interpessoais que ocorrem nas aulas de judô. Concluiu-se que esta experiência produziu um diário de campo que se configurou como um instrumento de coleta de informações claro e pertinente, atendendo ao propósito das observações do estudo.

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