Resumo

O presente estudo teve como objetivo construir e validar o Manual de Boas Práticas para Profissionais de Educação Física, treinamento resistido para dor patelofemoral . O instrumento é um material instrucional, cujo público-alvo são professores que atendem alunos/pacientes com dor patelofemoral. Tratou-se de um estudo de desenvolvimento metodológico de tecnologia educacional, do tipo manual teórico-prático, com conhecimento sobre treinamento resistido. A construção do instrumento foi baseada na Taxonomia de Bloom e sua validação de conteúdo foi realizada por um grupo de seis juízes especialistas. A concordância entre os avaliadores sobre os itens de validação foi analisada por meio do índice de validade de conteúdo ( IVC ), da razão de validade de conteúdo ( RVC ) e do coeficiente de concordância ( AC1 de Gwet ). Onze dos 12 itens avaliados apresentaram valores máximos ( IVC = 100% e RVC = 1,00), sendo considerados adequados. O coeficiente de concordância do Manual foi de 0,97, valor considerado excelente, o que representou um consenso entre os juízes especialistas, validando o instrumento. O nível estatístico alcançado neste estudo demonstrou que o Manual é adequado para atender ao objetivo de subsidiar profissionais de educação física na condução do treinamento resistido como medida de escolha para o tratamento não farmacológico da dor femoropatelar na fase crônica.

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