Resumo

Este artigo descreve a experiência realizada com a criação de um material informativo relacionado ao tema de atividade física e saúde, nas aulas regulares de Educação Física, com sete turmas de Ensino Médio Integrado, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. O objetivo da proposta foi de que os/as alunos/as produzissem um material informativo com base na temática do programa de atividade física e saúde da disciplina. Foram elaborados 29 materiais informativos, entre os quais: folders (11); artigo informativo ou de opinião para uma revista (seis); panfletos (nove); banner (dois); vídeo (um). Como resultados destacam-se a qualidade e a criatividade dos materiais produzidos, assim como a avaliação dos materiais realizada pelos/as alunos. A avaliação dos materiais informativos, realizada tanto pela professora, quanto pelos/as alunos/as, foi o momento mais proveitoso da experiência, pois contou com a participação efetiva dos/as alunos/as nos processos de ensino e de aprendizagem. Essa prática enfatiza a possibilidade de uma proposta metodológica diferenciada nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio, onde seja possível o desenvolvimento integral do/a aluno/a, assim como sua participação ativa, onde o/a professor/a valorize as diversas possibilidades de atuação do/a aluno/a, contribuindo para uma formação mais significativa.

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