Resumo
A análise da formação esportiva constitui um enfoque muito pequeno na literatura, sendo descrita, no Brasil, como processo que se desenvolve espontaneamente, sem muitas inferências e, ou consistência. Dada a importância do tema, esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de contextualizar a formação esportiva, promovendo o levantamento de dados que pudessem caracterizar a sua dinâmica e demarcar uma possível rotina de procedimentos. A metodologia adotada para o estudo fundamentou-se em duas linhas de ação: uma por meio da revisão bibliográfica sobre evidências ou indicadores do processo, destacando o seu significado na esfera das pesquisas e dos estudos inerentes à atividade esportiva, considerando-se a sua inserção no processo legislativo e na gestão esportiva no País. A outra linha adotada reportou-se a uma investigação aplicada, por meio de coleta de dados, visando investigar a perspectiva dos sujeitos potencialmente relacionados a esse processo, para se discutir, a partir dos resultados, a percepção dos participantes sobre a formação esportiva a eles oferecida. A amostra foi constituída por estudantes regularmente matriculados no ensino formal no estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi um questionário, validado por especialistas, aplicado por acadêmicos e, ou profissionais de Educação Física. Para análise dos dados, utilizou-se o software SPSS versão 17. O estudo foi submetido à análise e aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Viçosa. Após a análise dos dados, resultadosmostraram que a legislação e as políticas não contemplam satisfatoriamente o processo de formação esportiva que se apresenta sem estruturação sistêmica, cujo desenvolvimento, quando muito, ocorre de modo informal e, ou espontâneo, nas sessões de educação física do ensino fundamental e médio que não possui estrutura funcional ou física para esse fim. Desse modo, o estudo permitiu concluir que a formação esportiva disponibilizada carece de orientações, não atende às necessidades da demanda e precisa de que se estabeleçam novos fundamentos em prol do seu desenvolvimento.