Resumo

O Projeto Qualidade de Vida Para Todos (PQVT) é um projeto extensionista vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG) e ao curso de Educação Física da mesma universidade. Ele foi implementado em 2014 e oferece aulas de atividades aquáticas para as pessoas com deficiência (PCD) de Belo Horizonte (BH) e região metropolitana, ocorrendo no espaço físico do Complexo Esportivo. Atualmente, no projeto existem cargos de estágio e extensão divididos em: extensionista referência de coordenação, extensionista referência de raia, extensionista referência de área, extensionistas voluntários, extensionistas de disciplinas obrigatórias, estágios remunerados e estágios obrigatórios. Desses cargos, as referências de coordenação geral e as referências de raia requerem competências de gestão e liderança, sendo exercidas por discentes do curso de Educação Física. Essas competências são citadas por Quinaud et al. (2019): Competências técnicas: Elaboração de projetos, elaboração de orçamentos e avaliação; Competências contextuais: Planejamento, tomada de decisão, solução de problemas e relações interpessoais; e Competências comportamentais: Liderança, valores, ética, responsabilidade, respeito, saber delegar, confiança e paciência. Espera-se que essas competências sejam desenvolvidas pelo estudante durante sua experiência no projeto, interferindo assim em sua vida profissional. Apesar de ser esperado que o estudante desenvolva essas competências de gestão à medida que ocupa esses cargos no PQVT, o resultado desse processo ainda não foi investigado, sendo, portanto, objeto de estudo da presente pesquisa.