Contribuições do “projeto qualidade de vida para todos” no desenvolvimento das competências de gestão em egressos do curso de educação física
Por Luísa Bergamini Batista de Queiroz (Autor), Maria Clara Rodrigues Cardoso (Autor), Patrícia da Conceição Rabelo (Autor), Cláudia Barsand de Leucas (Autor), Daniel Maragon Duffles Teixeira (Autor).
Resumo
O Projeto Qualidade de Vida Para Todos (PQVT) é um projeto extensionista vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG) e ao curso de Educação Física da mesma universidade. Ele foi implementado em 2014 e oferece aulas de atividades aquáticas para as pessoas com deficiência (PCD) de Belo Horizonte (BH) e região metropolitana, ocorrendo no espaço físico do Complexo Esportivo. Atualmente, no projeto existem cargos de estágio e extensão divididos em: extensionista referência de coordenação, extensionista referência de raia, extensionista referência de área, extensionistas voluntários, extensionistas de disciplinas obrigatórias, estágios remunerados e estágios obrigatórios. Desses cargos, as referências de coordenação geral e as referências de raia requerem competências de gestão e liderança, sendo exercidas por discentes do curso de Educação Física. Essas competências são citadas por Quinaud et al. (2019): Competências técnicas: Elaboração de projetos, elaboração de orçamentos e avaliação; Competências contextuais: Planejamento, tomada de decisão, solução de problemas e relações interpessoais; e Competências comportamentais: Liderança, valores, ética, responsabilidade, respeito, saber delegar, confiança e paciência. Espera-se que essas competências sejam desenvolvidas pelo estudante durante sua experiência no projeto, interferindo assim em sua vida profissional. Apesar de ser esperado que o estudante desenvolva essas competências de gestão à medida que ocupa esses cargos no PQVT, o resultado desse processo ainda não foi investigado, sendo, portanto, objeto de estudo da presente pesquisa.