Editora aMuseu do Esporte. Brasil 2022. 123 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

A presente publicação aborda um tema relevante para a Educação Física e o Esporte segundo suas memórias no Brasil como também por ter originado impactos internacionais. Este livro reúne um conjunto de estudos de revisão com vários autores sobre a Copa do Mundo de Futebol de 1970 pelo enfoque da inovação e da ciência, abordagens pioneiras à época do evento e que serviram de base de sustentação para o desenvolvimento das Ciências da Atividade Física, do Exercício e do Esporte.

Como é amplamente conhecido, foi na Copa 1970 – realizada no México – que o Brasil se tornou Tricampeão do Mundo no futebol, esporte mais praticado no planeta. Entretanto, os avanços científicos que permitiram atingir tais culminâncias ficaram restritos a um reconhecimento limitado, embora hoje possam servir de exemplos de inovação em termos de atualização para os profissionais e cultores das Ciências do Esporte.

A partir deste sentido didático de atualização de conhecimentos, foi produzida a presente obra, que reuniu docentes e estudantes mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte - PPGCEE e do Instituto de Educação Física e Desporto, pertencentes à Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Como autores convidados, incluiram-se Ana Miragaya, docente da da UNESA – Petrópolis, e o jornalista sediado na Bélgica, Sam Kunti, especializado em futebol, que contribuiram com as necessárias interpretações internacionais. Também cabe citar os autores Antonio Jorge Soares, Marco Antonio Santoro e Tiago Bartholo que participaram com uma revisão em formato reprint de artigo sobre o tema deste livro publicado em 2004.

A produção editorial da obra transcorreu sob iniciativa do eMuseu do Esporte, startup de inovação incubada na UERJ / INOVUERJ, sob liderança de Bianca Gama Pena, também docente colaboradora do PPGCEE.

Finalmente, ao apresentar o presente volume cabe-me enaltecer suas perspectivas de alto valor acadêmico e significado cultural tanto para a comunidade universitária brasileira como para o desenvolvimento do futebol e do esporte, em escala nacional e internacional.

Prof. Dr. Ricardo B. Oliveira

Coordenador Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte – UERJ

 

 

Acessar Arquivo