Resumo

OBJETIVO: O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática de artigos científicos que analisam a relação entre o crescimento físico e a maturação biológica de atletas da GA, a fim de verificar se o treinamento de alto rendimento da modalidade influencia esses fatores.
MÉTODOS: Os descritores utilizados para realizar a busca foram em português: ginástica artística, crescimento, maturação sexual, maturação somática e maturação esquelética, e em inglês: artistic gymnastics, growth, sexual maturation, somatic maturation e skeletal maturation. A busca foi realizada nas bases de dados PubMed, LILACS, SciELO, Scopus, Science Direct e SPORTDicus. Após a aplicação dos critérios de inclusão/exclusão foram selecionados três artigos para a análise.
RESULTADOS: A partir dos resultados obtidos pode-se perceber uma divergência de resultados. Em dois artigos selecionados, identificou-se crescimento normal e altura predita igual ou maior que a expectativa de um estudo com atletas do sexo feminino e de outro estudo comparando dois atletas do sexo masculino, porém as praticantes do sexo feminino apresentaram atraso na maturação. O terceiro artigo demonstrou que um grupo de ginastas masculinos apresentaram alturas finais menores do que a sua predição.
CONCLUSÃO: O número de artigos originais publicados sobre o tema é escasso nos últimos dez anos, além disso, há divergências de resultados sobre o impacto do treinamento da GA na estatura, considerando os sexos.

Acessar