Resumo

É comum responsabilizar somente o estudante e o professor pelo interesse na participação das aulas na escola. Contudo, autores indicam que existem fatores mais amplos que interferem no “sucesso/fracasso escolar” e, consequentemente, no desinteresse pelas aulas, como estrutura e gestão das escolas. Um fator que muitos atribuem ao desinteresse é a escolha das estratégias adotadas pelos docentes e estudos contribuem para que novas propostas de ensino sejam aplicadas no contexto escolar, incluindo as que envolvem a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Nesse sentido, o uso de podcasts educacionais (arquivos em áudio ou vídeo disponibilizados na internet) pode despertar um maior interesse pela aprendizagem dos conteúdos escolares. Assim, o objetivo do presente estudo foi desenvolver e analisar o processo de produção de podcasts nas aulas de Educação Física de uma turma de 8º ano do ensino fundamental, em uma unidade didática sobre práticas corporais de aventura. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa envolvendo 14 estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à rede municipal de ensino do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de 15 diários de aula produzidos pelo pesquisador, que também era o professor de Educação Física da turma, bem como entrevistas semiestruturadas com 11 alunos. A análise dos dados envolveu três passos: ordenação dos dados (mapeamento), classificação (através de leituras exaustivas e criação de categorias de análise) e análise final (articulação dos dados com o referencial teórico e com os dados coletados). As pré-categorias surgiram com a aproximação das estruturas semânticas e chegou-se às categorias finais: a) Dia a dia da escola - que descreveu as dificuldades encontradas durante a pesquisa que geraram improvisos na execução das aulas; b) Desafios e possibilidades no ensino da Educação Física na escola - que trouxe as potencialidades que os professores podem realizar mesmo com os problemas ocorridos, e c) Práticas Corporais de Aventura/Podcast - na qual explanou-se como os conteúdos inovadores podem aumentar o interesse dos estudantes pelas aulas de Educação Física. A principal expectativa do estudo, com a utilização de podcasts como estratégia de ensino nas aulas de Educação Física, foi alcançada, pois a maioria dos estudantes foi mobilizada e passou a participar mais das aulas.

Acessar