Resumo
Ser “amazônida” é a definição para quem reconhece que é natural ou habitante da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, visto por muitos como apenas um vasto território, porém, caracterizada pela pluralidade de comunidades, identidades, territórios, climas, nacionalidades, entre outros, apresentando-a, dessa forma, como “amazônias”. Diante disso, surgiram algumas reflexões acerca dos problemas e desafios que as amazônias proporcionam aos educadores em seu território, para compreender as possibilidades de se trabalhar os temas da “Cultura Corporal Amazônica” nas aulas de Educação Física. Este trabalho, inspirado nos estudos marxistas, apresenta a “Cultura Corporal Amazônica” a partir das reflexões sobre a Construção histórico-cultural da Cultura Corporal na região amazônica, presentes no Estado do Pará. Para isso, se faz um breve deslocamento de conceito sobre a Cultura Corporal para o colocar em contexto amazônico. Portanto, esse estudo tem como objetivo geral analisar as práticas corporais amazônicas como saber objetivo nas práticas pedagógicas de professores de Educação Física e como objetivos específicos: a) descrever os temas da Cultura Corporal amazônica e analisar o preparar do saber assimilável desse conteúdo; b) relacionar a produção do conhecimento trato da cultura amazônica nas aulas de Educação Física; e c) compreender as possibilidades de se trabalhar os temas da Cultura Corporal amazônica identificados nas aulas de Educação Física na educação básica. Para isso, utilizou-se o Materialismo Histórico-dialético como métodos de abordagem e procedimento. Observou-se algumas proposições acerta da ação humana e seu trato na Educação Física, identificando alguns elementos da cultura popular, colocando as “amazônias” como espaços de transformação, à luz da abordagem crítico-superadora. Esse estudo propõe caminhos para novas pesquisas sobre o tema, adequando os meios para alcançar a finalidade da formação de professores que fazem parte dos contextos amazônicos, atuantes em territórios com identidades distintas, partindo da essência, analiticamente chegando, cada vez mais, aos conceitos mais simples.