Currículo críticolibertador e a educação física na educação de jovens e adultos: uma experiência na educação profissional de nível médio

Parte de Educação física no ensino médio: resistências e transgressões na prática político-pedagógica nos institutos federais . páginas 99 - 118

Resumo

A organização político-pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos(as) (EJA) é um tema que ainda precisa ser mais problematizado na área. Na perspectiva de Carvalho (2022), ao sistematizar um projeto educativo nessa modalidade de ensino, o(a) docente necessita reconhecer as marcas das desigualdades em que vivem os(as) educandos(as), se distanciando da lógica dominante de educação bancária que ainda é muito presente no Brasil. Assim, em diálogo com a autora, defendemos que os(as) jovens e adultos(as) estão nas escolas em formação humana e não apenas se preparando para o mercado de trabalho. Tampouco é correto olhar para esses sujeitos como “carentes”, mas reconhecer que eles e elas vivenciam as experiências educativas como lugar do sonho, do amparo e da transformação social.