Resumo

Este artigo científico tem como objetivo investigar as possibilidades político-pedagógicas da Educação Física, na materialização da Dança e da Ginástica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de uma perspectiva crítica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, do tipo documental, que aborda a temática da Dança e da Ginástica na BNCC. Dessa forma, os resultados nos permitiram observar como a dança e a ginástica têm papel importante no conteúdo presente na educação física. Constatou-se então que, tanto os objetos de conhecimento, como as habilidades presentes na BNCC, fornecem caminhos e possibilidades político-pedagógicas para pensarmos a dança e a ginástica para além de atividades festivas ou de alongamento. Nesse sentido, olhar para a dança e a ginástica como conteúdos a serem realmente trabalhados em sala de aula, produz uma gama de conhecimento para além do esporte e do “rola bola” que ainda insiste em prevalecer nas escolas.

Este artigo científico tem como objetivo investigar as possibilidades político-pedagógicas da Educação Física, na materialização da Dança e da Ginástica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de uma perspectiva crítica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, do tipo documental, que aborda a temática da Dança e da Ginástica na BNCC. Dessa forma, os resultados nos permitiram observar como a dança e a ginástica têm papel importante no conteúdo presente na educação física. Constatou-se então que, tanto os objetos de conhecimento, como as habilidades presentes na BNCC, fornecem caminhos e possibilidades político-pedagógicas para pensarmos a dança e a ginástica para além de atividades festivas ou de alongamento. Nesse sentido, olhar para a dança e a ginástica como conteúdos a serem realmente trabalhados em sala de aula, produz uma gama de conhecimento para além do esporte e do “rola bola” que ainda insiste em prevalecer nas escolas.

 

Acessar