Dança e ginástica na base nacional comum curricular: Possibilidades político-pedagógicas na educação física?
Por Laiany Marques Guimarães (Autor), Eduarda Carolina Irber (Autor), Ábia Lima de França (Autor), Vitor Hugo Marani (Autor).
Resumo
Este artigo científico tem como objetivo investigar as possibilidades político-pedagógicas da Educação Física, na materialização da Dança e da Ginástica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de uma perspectiva crítica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, do tipo documental, que aborda a temática da Dança e da Ginástica na BNCC. Dessa forma, os resultados nos permitiram observar como a dança e a ginástica têm papel importante no conteúdo presente na educação física. Constatou-se então que, tanto os objetos de conhecimento, como as habilidades presentes na BNCC, fornecem caminhos e possibilidades político-pedagógicas para pensarmos a dança e a ginástica para além de atividades festivas ou de alongamento. Nesse sentido, olhar para a dança e a ginástica como conteúdos a serem realmente trabalhados em sala de aula, produz uma gama de conhecimento para além do esporte e do “rola bola” que ainda insiste em prevalecer nas escolas.
Este artigo científico tem como objetivo investigar as possibilidades político-pedagógicas da Educação Física, na materialização da Dança e da Ginástica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de uma perspectiva crítica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, do tipo documental, que aborda a temática da Dança e da Ginástica na BNCC. Dessa forma, os resultados nos permitiram observar como a dança e a ginástica têm papel importante no conteúdo presente na educação física. Constatou-se então que, tanto os objetos de conhecimento, como as habilidades presentes na BNCC, fornecem caminhos e possibilidades político-pedagógicas para pensarmos a dança e a ginástica para além de atividades festivas ou de alongamento. Nesse sentido, olhar para a dança e a ginástica como conteúdos a serem realmente trabalhados em sala de aula, produz uma gama de conhecimento para além do esporte e do “rola bola” que ainda insiste em prevalecer nas escolas.