Resumo

O corpo é a matriz do movimento, mas não apenas isso, é também quem exala e retém afetos, sentidos e sentimentos próprios de suas relações e interações com o outro, com o meio e com as diversas situações a que é exposto, por isso a dança é tão importante especialmente para o desenvolvimento das crianças em fase escolar. O objetivo deste estudo se deu em relatar através de estudos já realizados a importância da dança na educação física escolar. O método utilizado foi uma revisão de literatura de trabalhos publicados de 2010 a 2020. Vários foram os estudos encontrados sobre o tema, mas uma revisão desses estudos não foi encontrada. Os estudos apontam a importância da dança na Educação Física Escolar não apenas como conteúdo prático, mas como fonte de socialização, expressão e demonstração de sentimentos. Outros fatores apontados são o cuidado para a não interpretação da dança como divertimento, e a reflexão profunda dos modelos de dança midiáticos que trabalham apenas a erotização, não a dança como essa porta para alma a qual a percebemos. Entende-se que diversas áreas de conhecimento mostram que antes mesmo de nascer, ainda na barriga da mãe, a criança interage com o mundo através dos sons, na primeira infância sua linguagem inicial é o chorar, o balbuciar, e ao passar do tempo, os sons vão se criando em músicas formais, e na criança, especialmente aquelas que recebem estímulos, a música se torna algo fundamental. Sendo assim, a dança surge de forma natural, impensada até, sendo fruto de gestos que nos contagiam, de corpos que não conseguem ficar estáticos, das trocas de experiências e imitações. Portanto, podemos concluir que a Dança se torna porta para alma quando realizada com liberdade, entusiasmo e emoção, quando a criação e expressão tornam aquela aprendizagem significativa e extremamente prazerosa.

Acessar