Resumo

O presente estudo examinou a relação entre a prática da dança e os princípios da Teoria da Autodeterminação, com o objetivo de explorar como os aspectos motivacionais impactam o engajamento, a satisfação, o bem-estar e a qualidade de vida de um grupo de praticantes de dança. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas conduzidas com 11 dançarinos de Ballet e Jazz em São Paulo. A análise temática reflexiva revelou dez temas centrais, como a importância das relações comunitárias, o bem-estar emocional e a autonomia na escolha da dança. Os resultados sublinham a relevância de um clima motivacional que favoreça o engajamento contínuo e promova a saúde física e mental dos praticantes. Conclui-se que a prática da dança, além de ser uma forma de expressão artística, desempenha um papel crucial no equilíbrio físico e emocional, fortalecendo vínculos sociais e contribuindo para uma vida mais saudável e satisfatória.

REFERÊNCIAS

APPEL, M. S.; WENDT, G. W.; ARGIMON, I. I. D. L. A teoria da autodeterminação e as influências socioculturais sobre a identidade. Psicologia em Revista, v. 16, n. 2, p. 351-369, 2010.

BIDDLE, S.; MUTRIE, N. Psychology of physical activity determinants, well-being and interventions. New York, NY: Routledge - Taylor and Francis Group, 2021.

BLÄSING, B.; CALVO-MERINO, B.; CROSS, E.; JOLA, C.; HONISCH, J.; STEVENS, C. Neurocognitive control in dance perception and performance. Acta Psychologica, v. 139, n. 2, p. 300-308, 2012.

BOMFIM, H. F.; SANTOS, A. M. A. Um estudo de caso sobre os benefícios da prática da dança para mulheres no conjunto penal feminino em salvador. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, p. 18-35, 2020.

BOND, K. E. Dance and the quality of life. Philadelphia: Springer, 2019.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Thematic analysis: a practical guide. London: SAGE Publications Ltd, 2022.

CARVALHO, F. F. B.; TRAPÉ, Á. A.; VIEIRA, L. A. O guia brasileiro de atividade física: análise a partir da concepção ampliada de saúde. Motrivivência, v. 36, n. 67, p. 1-19, 2024.

DAS, P.; HORTON, R. Rethinking our approach to physical activity. Lancet, v. 380, n. 9838, p. 189-190, 2012.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. Boston: Springer, 1985a.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Conceptualizations of intrinsic motivation and self-determination. In: DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. Boston: Springer, 1985b. p. 11-40.

GRAHN, B.; EKDAHL, C.; BORGQUIST, L. Motivation as a predictor of changes in quality of life and working ability in multidisciplinary rehabilitation. Disability and Rehabilitation, v. 22, n. 15, p. 639-654, 2000.

HASS, A. N.; GARCIA, Â. Ritmo e dança. Canoas: Editora Ulbra, 2006.

HITCH, D. Artificial intelligence augmented qualitative analysis: the way of the future? Qualitative Health Research, v. 34, n. 7, p. 595-606, 2024.

HOLDEN, S. L.; FORESTER, B. E.; WILLIFORD, H. N.; REILLY, E. Sport locus of control and perceived stress among college student-athletes. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 16, n. 16, p. 2823, 2019.

KATZ, H. Um, dois, três: a dança é o pensamento do corpo. 1994. 199f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.

KVALE, S.; BRINKMANN, S. InterViews: learning the craft of qualitative research interviewing. London: SAGE Publications, 2009.

MARAZ, A.; KIRÁLY, O.; URBÁN, R.; GRIFFITHS, M.; DEMETROVICS, Z. Why do you dance? Development of the Dance Motivation Inventory (DMI). PloS one, v. 10, n. 3, p. e0122866, 2015.

MARBÁ, R. F.; SILVA, G. S. D.; GUIMARÃES, T. B. Dança na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Revista Científica do ITPAC, v. 9, n. 1, p. 1-9, 2016.

MARTINS, L. F.; SOUZA, F. R.; FREITAS, J. M. Requalify.AI: inteligência artificial para análise de dados. Requalify AI, 2024. (Aplicativo). Disponível em: https://requalify.ai/. Acesso em: 24 jul. 2024.

NORFIELD, J.; NORDIN-BATES, S. How community dance leads to positive outcomes: a self-determination theory perspective. Journal of Applied Arts & Health, v. 2, n. 3, p. 257-272, 2012.

OLIVEIRA, A. B. D.; KATZMARZYK, P. T.; DANTAS, W. S.; BENSEÑOR, I. J. M.; GOULART, A. D. C.; EKELUND, U. Perfil de atividade física no tempo livre e tempo sedentário em adultos no Brasil: inquérito nacional, 2019. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 32, p. e2023168, 2023.

PARK, J.; CHUNG, S.; AN, H.; PARK, S.; LEE, C.; KIM. S.Y.; LEE, J. D.; KIM. K. S. A structural model of stress, motivation, and academic performance in medical students. Psychiatry investigation, v. 9, n. 2, p. 143, 2012.

PATTON, M. Q. Qualitative research & evaluation methods: integrating theory and practice. London: SAGE Publications, 2014.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, v. 25, n. 1, p. 54-67, 2000a.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 68-78, 2000b.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory: basic psychological needs in motivation, development, and wellness. New York, US: Guilford Press, 2017.

SCHNEIDER, A. S.; CEOLIN, S.; BADKE, M. R.; HEISLER, E. V.; LAUTENSCHLEGER, G.; DA COSTA, A. R. Aplicabilidade e benefícios da dançaterapia como prática de cuidado em saúde: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e344974009, 2020.

TEIXEIRA-MACHADO, L. Dance therapy in autism: a case report. Fisioterapia e Pesquisa, v. 22, p. 205-211, 2015.

TIRINTAN, M. M.; OLIVEIRA, R. C. D. Os impactos da experiência da dança em sua relação com a saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 31, p. e310410, 2021.

TRESCA, R. P.; ROSE JR, D. Estudo comparativo da motivação intrínseca em escolares praticantes e não praticantes de dança. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 8, n. 1, p. 9-13, 2000.

TROSS, L. F. S.; ZANETTI, M. C.; DIAS, H. M.; BRANDÃO, M. R. F. Discutindo aderência à prática de atividade física. In: POLITO, L. F. T.; ZANETTI, M. C.; SANCHES, I. C.; MONTENEGRO, C. G. S. P.; BRANDÃO, M. R. F.; FIGUEIRA JUNIOR, A. J. (org.). Obesidade e seus fatores associados: propostas para a promoção da saúde a partir do exercício físico e da aderência a ele associada. São Paulo: Conselho Regional de Educação Física - CREF 4, 2018. p.53-75. (v. 13, cap. 2. Selo literário 20 da regulamentação da profissão de Educação Física).

VAISBERG, M.; MELLO, M. T. Exercícios na saúde e na doença. Barueri: Manole, 2010.

WACHINGER, J.; BÄRNIGHAUSEN, K.; SCHÄFER, L. N.; SCOTT, K.; MCMAHON, S. A. Prompts, Pearls, Imperfections: Comparing ChatGPT and a Human Researcher in Qualitative Data Analysis. Qualitative Health Research, v. 0, n. 0, p. 10497323241244669, 2024.

WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. Porto Alegre: Artmed Editora, 2016.

Acessar