Resumo

Tornar visíveis as deficiências avaliativas enfrentadas pelos docentes em um contexto educacional específico constitui um ponto de partida para compreender como tais limitações impactam diretamente a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Identificar as deficiências nos processos de avaliação do desempenho docente na Unidade Educativa Juan de Salinas e seu impacto na qualidade do ensino e da aprendizagem. Métodos: Pesquisa descritiva/explicativa de caráter exploratório, realizada com uma amostra representativa de professores da Unidade Educativa Juan de Salinas (n=36), analisando diversas dimensões das percepções sobre propósitos, procedimentos, retroalimentação, justiça e impacto da avaliação docente. Resultados: A dimensão melhor avaliada foi Propósitos (M=3,25; DP=0,68), situada em nível moderado, com 50% dos docentes nessa categoria. Em contraste, Justiça e credibilidade obteve a pontuação mais baixa (M=2,10; DP=0,85), com 52,8 % na categoria muito baixa, refletindo desconfiança em relação ao sistema avaliativo. Procedimentos e processos alcançaram média de 2,90, considerada baixa, com 44,4 % dos docentes nessa faixa. Do mesmo modo, Retroalimentação obteve 2,45, com 72,2 % em níveis baixos ou muito baixos. Por fim, Impacto na prática e motivação registrou média de 2,70, com 69,4 % dos docentes em avaliações baixas ou muito baixas. Conclusões: Evidenciam-se deficiências na avaliação docente, com efeitos negativos sobre o ensino-aprendizagem. As percepções revelam um sistema avaliativo restrito em termos de justiça, credibilidade e retroalimentação.

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