Resumo

O crescimento do setor de academias de ginástica tem sido impulsionado por um mercado de consumo de produtos e serviços fitness em constante desenvolvimento. No cenário brasileiro, as academias enfrentam desafios relacionados a gestão do negócio que envolvem luta contra a concorrência, captação e retenção de alunos, recrutamento e treinamento, organização financeira, concorrência, investimentos em inovação, marketing e posicionamento de marcas. Estes desafios são complexos e exigem da gestão um preparo para enfrentá-los. Sendo assim, este estudo teve como objetivo identificar e analisar os principais desafios na gestão de academias no Brasil. Através de uma revisão integrativa, foi realizado uma busca nas bases de dados Scielo, Scopus, Google Schollar e Portal de Periódicos Capes, utilizando os descritores “gestão”, “gestor”, “academia de ginástica” e “fitness”. Após a seleção e análise dos artigos, os dados foram categorizados e interpretados, buscando identificar os principais pontos convergentes. Entre os principais, podemos identificar: Gestão do Negócio (sazonalidade, controle de custos, qualidade dos serviços, concorrência e superação pós-pandemia), Perfil do Gestor (necessidade de um perfil com habilidades diversas, além da formação em Educação Física), Formação do Gestor (lacunas na formação dos profissionais de Educação Física em relação à gestão empresarial, o que dificulta o gerenciamento de academias) e Marketing (desafios em desenvolver estratégias de marketing eficazes para atrair e reter clientes e colaboradores em um mercado competitivo). Os resultados da pesquisa evidenciam a complexidade da gestão de academias de ginástica e a necessidade de que os gestores possuam um conjunto de habilidades e conhecimentos abrangentes.

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