Resumo

: A participação esportiva tem sido associada a inúmeros benefícios para o desenvolvimento humano. No advento das escolas vocacionadas ao esporte (EVE) e da ampliação de escolas de tempo integral (ETI), cabe-nos investigar a percepção do ambiente escolar e os impactos sobre sintomas de ansiedade em estudantes-atletas e estudantes, compreendendo a importância dessas variáveis para a saúde mental. Objetivo: Comparar a percepção de apoio da escola e a pontuação de ansiedade de estudantes provenientes de escolas integrais e vocacionadas ao esporte. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo transversal. A amostra foi composta por 191 estudantes, sendo 137 de uma escola integral, com duas aulas de prática esportiva semanal, e 54 de uma escola integral vocacionada ao esporte, com 10 horas semanais de prática em uma modalidade esportiva. Os participantes tinham em média 14 anos, sendo 55,5% do sexo masculino e 44,5% feminino. Para coleta de dados foram utilizados o Questionário Perfil dos Ativos do Desenvolvimento e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, ambos validados para a população. Os dados foram analisados por meio da estatística inferencial (teste U de Mann-Whitney e correlação de Spearman) no nível de significância de 10%. Os aspectos éticos foram cumpridos (CAAE - ETI: 68749623.8.0000.9487; EVE: 55841322.8.0000.5166). Resultados: Houve diferença significativa na percepção de apoio em relação à escola (0,001) e nas pontuações de ansiedade (0,04), sendo os estudantes-atletas das EVE 's com melhor percepção de apoio e menores pontuações de ansiedade. Para os estudantes-atletas das EVE’s a correlação foi negativa e fraca (ρ=0,08), demonstrando uma possível relação entre a melhor percepção da escola e menor pontuação de ansiedade. Conclusão: O envolvimento prolongado e regular na atividade esportiva pode influenciar nos padrões de interação entre os estudantes e a escola e causar benefícios na saúde mental.

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