Desenvolvimento de jovens no contexto escolar: percepção de apoio da escola e ansiedade de alunos de escolas integrais e vocacionadas ao esporte
Por Stefany Caroliny de Souza (Autor), Leilane Alves de Lima (Autor), Elson Aparecido de Oliveira (Autor), Riller Silva Reverdito (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
: A participação esportiva tem sido associada a inúmeros benefícios para o desenvolvimento humano. No advento das escolas vocacionadas ao esporte (EVE) e da ampliação de escolas de tempo integral (ETI), cabe-nos investigar a percepção do ambiente escolar e os impactos sobre sintomas de ansiedade em estudantes-atletas e estudantes, compreendendo a importância dessas variáveis para a saúde mental. Objetivo: Comparar a percepção de apoio da escola e a pontuação de ansiedade de estudantes provenientes de escolas integrais e vocacionadas ao esporte. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo transversal. A amostra foi composta por 191 estudantes, sendo 137 de uma escola integral, com duas aulas de prática esportiva semanal, e 54 de uma escola integral vocacionada ao esporte, com 10 horas semanais de prática em uma modalidade esportiva. Os participantes tinham em média 14 anos, sendo 55,5% do sexo masculino e 44,5% feminino. Para coleta de dados foram utilizados o Questionário Perfil dos Ativos do Desenvolvimento e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, ambos validados para a população. Os dados foram analisados por meio da estatística inferencial (teste U de Mann-Whitney e correlação de Spearman) no nível de significância de 10%. Os aspectos éticos foram cumpridos (CAAE - ETI: 68749623.8.0000.9487; EVE: 55841322.8.0000.5166). Resultados: Houve diferença significativa na percepção de apoio em relação à escola (0,001) e nas pontuações de ansiedade (0,04), sendo os estudantes-atletas das EVE 's com melhor percepção de apoio e menores pontuações de ansiedade. Para os estudantes-atletas das EVE’s a correlação foi negativa e fraca (ρ=0,08), demonstrando uma possível relação entre a melhor percepção da escola e menor pontuação de ansiedade. Conclusão: O envolvimento prolongado e regular na atividade esportiva pode influenciar nos padrões de interação entre os estudantes e a escola e causar benefícios na saúde mental.