Resumo

Os estilos de ensino dos professores são um fator importante que influencia a motivação dos alunos, sendo a Teoria da Autodeterminação (TSD) uma das teorias mais utilizadas nas últimas décadas para analisar a motivação em diferentes espaços físicos e contextos educacionais. O objetivo geral deste estudo é analisar, com base na TDS e no Modelo Circumplexo, os estilos de ensino (des)motivadores de professores de Educação Física nas escolas. Para tanto, utilizou-se uma revisão teórica como método para incorporar conceitos da TDS e do Modelo Circumplexo. Os achados do estudo revelaram um número significativo de artigos científicos que oferecem um bom nível de confiabilidade para cada um dos quatro estilos de ensino (des)motivadores do Modelo Circumplexo. Essas evidências representam um avanço significativo na compreensão dos estilos motivadores e desmotivadores adotados pelos professores em sala de aula, oferecendo uma abordagem analítica integrada e refinada. Esta proposta destaca a necessidade de uma compreensão mais completa e precisa de como diferentes estilos de ensino se inter-relacionam. Ao mesmo tempo, o modelo permite a distinção de nuances dentro de cada categoria. Para tanto, o Modelo Circumplexo utiliza uma estratégia analítica descritiva que amplia a capacidade de interpretação das práticas docentes, contribuindo para uma compreensão mais complexa e contextualizada do fenômeno educacional. As percepções dos professores sobre os estilos de ensino adotados podem influenciar sua reflexão sobre suas intervenções profissionais.

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