Resumo

Este recurso educacional foi desenvolvido como um dos requisitos para a obtenção do Título de Mestre em Educação Física junto ao programa de Mestrado Profissional em Educação Física em rede nacional - ProEF, da Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. Trata-se, portanto, do resultado da pesquisa intitulada: “Diálogos entre o movimento e o planejamento na Educação Física Infantil”. Cabe destacar que a sua criação foi fruto de um arranjo compositivo tecido entre diferentes elementos que pulsam dentro deste exercício de pesquisa. Esses elementos se referem às intenções e experiências da pesquisadora como professora de Educação Física na Educação Infantil, às reflexões decorrentes do estudo realizado na primeira etapa desta pesquisa e às singularidades encontradas na realidade escolar. Além disso, algumas referências foram particularmente relevantes para inspirar o planejamento deste quadro de aulas: o Livro do Professor de Educação Física (material do município de Valinhos), que é uma compilação de planos de aulas divididos por temas específicos da Educação Física, a obra de Sá & Godoy (2009) intitulada “Oficinas de dança e expressão corporal” e o referencial Labaniano (1978; 1990), que respaldou as que tiveram como inspiração os Fatores do Movimento(Peso, Espaço, Tempo e Fluência). Assim, a proposta que apresentaremos a seguir considerou as especificidades da Educação Infantil, envolvendo o tema da expressão corporal, a fim de dar visibilidade ao protagonismo do movimento das crianças. Ao todo, foram elaboradas 8 aulas, de 50 minutos cada. Também é oportuno enfatizar que nosso objetivo, com este recurso educacional não é fornecer uma “receita de bolo”, ou seja, um planejamento de aulas insensível à natureza infantil, que está o tempo todo descobrindo, criando e recriando maneiras de se expressar. Desta forma, o que estamos apresentando aqui é um ponto de partida para acessar a inventividade e expressão corporal infantil, porém, sabemos que ao longo desta caminhada o leitor poderá realizar diversas conexões que levarão a desfechos diferentes de acordo com as singularidades de cada criança da sua turma assim como das interações estabelecidas durante o ato educativo.

 

Acessar