Resumo

Considerando as mudanças ocasionadas pelo movimento renovador a partir da década de 1980, iniciou-se uma reflexão sobre o ensino do esporte na Educação Física, criticando a hegemonia deste conteúdo, sua abordagem em sala de aula e quais modalidades esportivas integravam o currículo escolar. Neste intervalo, surgiram modelos inovadores de ensino do esporte que buscam alçar os aprendizes à condição central do processo educativo em opção aos modelos tradicionais que dão ênfase à aprendizagem da técnica. Ainda assim, as modalidades esportivas tradicionais, cuja relevância sociocultural, apelo midiático e acesso à prática são maiores (de forma geral, futebol/futsal, basquetebol, voleibol e handebol, integrantes do “quarteto fantástico”), permanecem ocupando um tempo considerável nas aulas de Educação Física Escolar, em detrimento de um repertório mais variado que incluísse também modalidades não tradicionais (pouco conhecidas no contexto local, sem espaço nos meios de comunicação e realizadas com materiais caros e difíceis de obter). O objetivo deste estudo foi investigar os discursos discentes a respeito do desenvolvimento de unidades didáticas de ensino do esporte em aulas de Educação Física Escolar para alunos de turmas de 9º ano de escola pública de Campinas-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Foram aplicadas duas unidades didáticas com alternância entre modelos de ensino e modalidades esportivas: modelos tradicionais ou inovadores combinados com modalidade esportiva tradicional (Basquetebol) ou não tradicional (Ultimate Frisbee). A coleta de dados foi realizada por meio da gravação das rodas de conversa realizadas após a aplicação de cada unidade didática. Os dados obtidos foram analisados sob a modalidade fenômeno situado.

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