Disponibilidade de materiais para atividade física e a percepção bem-estar na escola: estudo transversal da rede de tempo integral de Fortaleza-CE
Por João Pedro Cordeiro Oliveira (Autor), Jenifer Kelly Pinheiro (Autor), Ana Karolina da Silva Ribeiro (Autor), Thalita Caroline Costa Façanha (Autor), Wallingson Michael Gonçalves Pereira (Autor), Valter Cordeiro Barbosa Filho (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
Estudos que analisam o quanto o ambiente para atividade física pode favorecer a satisfação dos estudantes sobre a escola são escassos. OBJETIVO: Associar a percepção dos estudantes sobre a disponibilidade de material para a prática de atividade física na escola e a percepção de bem-estar. MÉTODO: Estudo transversal com uma amostra probabilística de estudantes das 33 escolas municipais de tempo integral da rede pública de Fortaleza-CE. Foram entrevistados 1031 escolares, do 6º e 7º anos. Foi utilizada uma questão do instrumento validado Delaware School Climate Survey-Student (DSCS-S): "Sinto-me feliz nesta escola". Uma questão sobre a percepção de material esportivo disponível na escola para a prática de atividade física foi utilizada, com base em instrumento padronizado. As respostas foram em escala Likert de quatro pontos: concordo muito, concordo, discordo e discordo muito. A frequência relativa e o teste de Qui-quadrado para tendência linear foi utilizado para comparar proporções, usando Software SPSS versão 22.0 e considerando p<0,05. RESULTADOS: A média de idade foi de 11,56 ± 0,67 anos (54 % do sexo feminino). Houve diferenças nas proporções conforme os grupos (χ² =13,98 p < 0,001). Dos estudantes que perceberam a disponibilidade de materiais para a prática de atividade física na escola, 41,3% também relataram serem felizes no ambiente escolar. Em contrapartida, a porcentagem de estudantes felizes na escola foi de apenas 24,1% quando também não era disponibilizado o material para a prática de atividade física pela escola. CONCLUSÃO: A melhor percepção de bem-estar na escola entre os estudantes que reconhecem a disponibilidade de recursos e materiais para atividade física foi observada. A construção de escolas que oportunizem a prática de atividade física no ambiente escolar pode ser uma estratégia em políticas que promovam ambientes de satisfação e engajamento escolar.