Resumo

Estudos que analisam o quanto o ambiente para atividade física pode favorecer a satisfação dos estudantes sobre a escola são escassos. OBJETIVO: Associar a percepção dos estudantes sobre a disponibilidade de material para a prática de atividade física na escola e a percepção de bem-estar. MÉTODO: Estudo transversal com uma amostra probabilística de estudantes das 33 escolas municipais de tempo integral da rede pública de Fortaleza-CE. Foram entrevistados 1031 escolares, do 6º e 7º anos. Foi utilizada uma questão do instrumento validado Delaware School Climate Survey-Student (DSCS-S): "Sinto-me feliz nesta escola". Uma questão sobre a percepção de material esportivo disponível na escola para a prática de atividade física foi utilizada, com base em instrumento padronizado. As respostas foram em escala Likert de quatro pontos: concordo muito, concordo, discordo e discordo muito. A frequência relativa e o teste de Qui-quadrado para tendência linear foi utilizado para comparar proporções, usando Software SPSS versão 22.0 e considerando p<0,05. RESULTADOS: A média de idade foi de 11,56 ± 0,67 anos (54 % do sexo feminino). Houve diferenças nas proporções conforme os grupos (χ² =13,98 p < 0,001). Dos estudantes que perceberam a disponibilidade de materiais para a prática de atividade física na escola, 41,3% também relataram serem felizes no ambiente escolar. Em contrapartida, a porcentagem de estudantes felizes na escola foi de apenas 24,1% quando também não era disponibilizado o material para a prática de atividade física pela escola. CONCLUSÃO: A melhor percepção de bem-estar na escola entre os estudantes que reconhecem a disponibilidade de recursos e materiais para atividade física foi observada. A construção de escolas que oportunizem a prática de atividade física no ambiente escolar pode ser uma estratégia em políticas que promovam ambientes de satisfação e engajamento escolar.

Acessar