Resumo

A dissertação tem como tema central o processo de planejamento e construção de uma intervenção pedagógica em Educação Física no Ensino Fundamental a partir das temáticas de diversidade de gênero, etnia e raça. A pesquisa foi organizada em dois módulos sequenciais que abordaram essas temáticas de forma contextualizada e interseccional. Ao todo, participaram das ações pedagógicas quatro turmas de 8o ano do Ensino Fundamental do CEEFMTI “Henrique Coutinho” localizado em Iúna/ES, mas para a coleta de dados, priorizou a turma do 8o03 por ser um grupo onde a diversidade de gênero, etnia e raça era mais evidente e os conflitos interpessoais mais presentes. Foram 26 aulas de intervenção (módulo 1 “Corpo e Identidade” com 14
aulas e módulo 2 “Corpo, Etnia e Raça” com 12 aulas) onde procurou-se contextualizar os conteúdos da EF escolar aos preconceitos de gênero, como machismo e lgbtfobia, e étnico-raciais, como racismo. Como resultado observou-se que a ação foi significativa e necessária, e que é preciso continuar dando espaço para discussões e aprofundamentos sobre essas temáticas no espaço escolar. Alguns obstáculos e adversidades surgiram no decorrer do processo mas não impediram a realização das ações, pelo contrário, mostraram a importância de se abordar e discutir essas problemáticas cada vez mais.

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