Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os discursos produzidos pela imprensa belo-horizontina sobre a profissionalização do futebol, especificamente em relação às tensões observadas entre a modernização almejada com o novo regime e as reais possibilidades do cenário local. Como metodologia, foram analisadas reportagens de jornais e revistas produzidas na capital mineira e em outras localidades, como Rio de Janeiro e Buenos Aires, devido à percepção da circulação de discursos comuns e da influência do cenário futebolístico dessas cidades. A análise das fontes evidencia uma convivência ambígua entre os discursos veiculados, que ora invocavam os supostos avanços do profissionalismo em contraposição à defasagem do amadorismo, ora condenavam o regime profissional em prol dos verdadeiros sentidos do esporte proporcionados pela prática amadora. Longe do apaziguamento que a palavra ‘transição’ pode supor, a mudança de regimes permaneceu durante a década de 1930 como protagonista de um cenário discursivo conflituoso.

Referências

ARCHETTI, Eduardo. Masculinidades: fútbol, tango y polo en la Argentina. Buenos Aires: Antropofagia, 2003.

CAMPOMAR, Andreas. Golazo: de los aztecas a la Copa del Mundo: la historia completa del fútbol en América Latina. Buenos Aires: Deldragón, 2014.

CLAUSSEN, Detlev. Béla Guttman: uma lenda do futebol do século XX. São Paulo: Estação Liberdade, 2014.

DAMO, Arlei Sander. Do dom à profissão: a formação de futebolistas no Brasil e na França. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Ed.; Anpocs, 2007.

FRYDENBERG, Julio. Historia social del fútbol: del amateurismo a la profesionalización. Buenos Aires: SigloVeintiuno Editores, 2011.

MOURA, Rodrigo Caldeira Bagni. O amadorismo, o profissionalismo, os sururus e outras tramas: o futebol em Belo Horizonte nas décadas de 1920 e 1930. (Dissertação). Mestrado em Estudos do Lazer, UFMG, Belo Horizonte, 2010.

REYNA, Francisco D. La difusión y apropiación del fútbol en el proceso de modernización en Córdoba (1900-1943): actores, prácticas, representaciones e identidades sociales. (Tesis). Doctorado en Historia, Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, 2014.

Acessar