Educação Digital em 2025: Hábitos Móveis e Transformação
Por Emilio Arrung (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 327, 2025.
Resumo
Até 2025, a educação digital estará consolidada graças aos dispositivos móveis, transformando os hábitos de aprendizagem. Aplicativos educacionais e plataformas online permitem que estudantes e profissionais acessem cursos e materiais de qualquer lugar, combinando flexibilidade e imediatismo. Os hábitos de aprendizagem incluem assistir a resumos em vídeo, participar de microcursos interativos e usar a gamificação. Essa tendência não beneficia apenas os indivíduos, mas também impulsiona a economia digital, criando novos serviços e oportunidades. A segurança dos dados e a transparência das plataformas são essenciais para construir confiança entre os usuários. Espera-se que a educação digital continue a crescer, integrando tecnologias avançadas, como inteligência artificial, e consolidando comunidades de aprendizagem locais e internacionais.
Referências
Barberá-Gregori, E., e Suárez-Guerrero, C. (2021). Avaliação da educação digital e digitalização da avaliação. RIED-Revista Ibero-Americana de Educação a Distância, 24(2), 33-40. https://doi.org/10.5944/ried.24.2.30289
Vázquez, L., & Perales, J.N. (2024). Explorando as Nuances: Aprendizagem Personalizada e Adaptativa na Educação Digital. Revista Digital Universitária, 25(1), 1–20. http://doi.org/10.22201/cuaieed.16076079e.2024.25.1.10