Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o modo como as práticas e conteúdos de jogos e brincadeiras das aulas de Educação Física podem criar estereótipos de gênero. Analisou-se como as crianças ocupam os espaços durante essa aula, as influências e as repercussões das questões de gênero nos conteúdos de brincadeiras e jogos, como as práticas das aulas de Educação Física constroem e reconstroem questões de gênero e como repercutem na convivência e aprendizado de alunos e alunas do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Osmar Jose do Carmo Cabral, situada no bairro Osmar Cabral, na cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso, com alunos e alunas de 9 a 10 anos de idade matriculados na turma do 4° ano do Ensino Fundamental do período matutino, a partir de uma abordagem qualitativa com o uso dos instrumentos de pesquisa: roteiro de observações das aulas de Educação Física, registro de filmagens, imagens e áudios, sequências didáticas e roda de conversa, sendo a pesquisadora observadora participante. Este estudo contou com a contribuição de alunos e alunas da escola, com idades de 9 a 10 anos, com participações em jogos e brincadeiras e também em discussões sobre separação de gênero nas atividades de Educação Física. Estes mostram, na maioria das atividades, comportamentos que reforçam a separação por gênero nos jogos e a apropriação de brincadeiras convencionadas como masculinas ou femininas, como a de que jogos com bola pertencem a meninos e brincadeiras com bonecas pertencem a meninas. Mostram-se, ainda, reflexivos e dispostos a repensar os estereótipos entre os gêneros, uma vez que ainda reproduzem discursos que atribuem características de força e superioridade ao universo masculino e obediência e bons comportamentos ao universo feminino.

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