Educação física, currículo, formação e Cultura escolar: percepções de professores Acerca de suas formações permanentes

Parte de Pesquisa e formação em Mídia - Educação Física . páginas 98 - 119

Resumo

Nesse artigo buscamos compreender as possíveis influências que a cultu-
ra escolar vem causando nas práticas pedagógicas de professores de Educação

Física que são egressos de um curso onde teve um currículo com características
críticas e, portanto, se enquadrando numa concepção mais renovada e crítica
de Educação Física. Tendo uma formação comum e estando hoje atuando em

realidades distintas, consideramos que tais professores possam nos trazer in-
dícios de quanto esta formação inicial está refletindo em suas práticas e quan-
to eles estão sendo influenciados pela formação permanente presente em suas

respectivas culturas escolares. Temos alguns questionamentos que permeiam

esse estudo, são eles: Os professores estão buscando desenvolver novas pers-
pectivas nas suas aulas de Educação Física? Qual a visão de mundo de tais pro-
fessores? Quais são suas opções pedagógicas diante das diversas situações que

ocorrem em suas aulas? E, por fim, qual o impacto que a cultura escolar vem
causando na identidade docente em relação ao impacto da formação inicial?
Por se tratar de uma pesquisa que buscou a compreensão de fenômenos
particulares e, não apenas uma quantidade de ocorrências, se enquadrou como
sendo do tipo qualitativa (MINAYO, 2002). Para buscar possíveis respostas a
tais perguntas utilizamos das técnicas da análise de conteúdo de Bardin (2009),
que foram empregadas após a coleta de dados (entrevistas).

Arquivo