Editora None. None None. 99 páginas.

Sobre

Entre as mais tradicionais abordagens pedagógicas das práticas corporais aos mais modernos modelos para o ensino da Educação Física e dos esportes, há uma história de mais de um século. Neste intercurso ocorreram inflexões, continuidades e mudanças, avanços e retrocessos, deixando evidente atualmente que os modelos de ensino da Educação Física e dos esportes expressam perspectivas e entendimentos diversificados do seu papel na formação das habilidades humanas, especialmente, no que se refere ao trato com as crianças e adolescentes. Por esta razão, entende-se que cada vez mais há a necessidade de orientações adequadas e atualizadas para se trilhar os caminhos do ensino dos esportes e nas diversas áreas e campos de atuação e intervenção da Educação Física. Em meio a diferentes pontos e perspectivas desses diversos caminhos, cientistas, psicopedagogos e estudiosos da área buscam constantemente evidenciar e explicar a importância de se implementar modelos de ensino integrados a uma abordagem harmônica com desenvolvimento humano global. Considerando que um dos objetivos primordiais deste livro intitulado “Educação Física e modelos de ensino dos esportes: conceitos, características e aplicações” consiste em clarificar conceitos, definições e terminologias, bem como identificar as características e os princípios de alguns dos principais modelos de intervenção pedagógica que o professor que atua no ensino dos esportes e, inclusive, de outros relevantes conteúdos da Educação Física, visualizaram-se inúmeras oportunidades para o desenvolvimento e aprimoramento profissional de docentes, técnicos, pedagogos, estagiários que manifestem interesse pelos diversos conteúdos da chamada cultura corporal de movimento, dentro os quais historicamente se destaca o esporte.

Sumário

Acessar