Resumo

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição com o objetivo de buscar a paz mundial e desenvolvimento de todos os países, através de diálogos e cooperação de todos os Estados Membros. Nos anos 2000 os Estados Membros traçaram oito objetivos, sendo ampliado em 2015 para 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Os ODS, da Agenda 2030, dão uma continuidade com o mesmo propósito de melhorar o destino da humanidade. A ONU compreende que o esporte é um instrumento potente no processo de superação das vulnerabilidades sociais. Sendo assim, a Educação Física Escolar tem o papel de ampliar o repertório motor dos seus alunos para que usufruam de práticas corporais e se tornem adultos com hábitos saudáveis. Trata-se de uma revisão sistemática, utilizando os acervos online Pubmed, Scielo, ERIC e Science Direct. A pergunta do presente estudo foi “De que maneira a Educação Física escolar tem contribuído para o desenvolvimento sustentável?. Foram incluídos 3 artigos na presente revisão. Todos os estudos incluídos abordam sobre o espaço físico da escola de forma sustentável relacionando-a com a prática de atividade física. O professor de Educação Física não participa de forma significativa, mas, como secundário auxiliar na promoção da saúde dos estudantes. Apesar de todos mencionarem o desenvolvimento sustentável, apenas um trabalho tematiza sobre os ODS, sendo os ODS 3 e 11. Os outros dois artigos não deixam de forma explícita a qual ODS a educação Física está relacionada. Com isso, concluiu-se que há poucos trabalhos na literatura abordando a educação física e agenda de 2030. Os estudos estavam relacionados ao ambiente escolar e nenhum estudo citou diretamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desta forma deve se investir em pesquisas futuras que tratem sobre as contribuições do componente curricular Educação Física para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

 

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