Resumo

Esta pesquisa parte da constatação da realidade de uma escola pública municipal e periférica de Vitória, Espírito Santo, onde o pesquisador atuou como professor de Educação Física. Durante o planejamento participativo do ano letivo de 2021 foi diagnosticado que a maioria dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental relatou não conhecer, não ter nenhuma experiência prévia e não ter curiosidades acerca dos esportes náuticos, muito embora a cidade em que vivessem figurasse
como um dos principais polos náuticos brasileiros. Nessa ocasião, o professor- pesquisador percebeu que muitos deles não tinham o hábito de ir à praia e alguns afirmaram sequer conhecer o mar. Tal diagnóstico instigou uma esquisa-ação que buscou situar os esportes náuticos e as práticas corporais de ventura aquáticas como conteúdo da disciplina de Educação Física, assim como refletir e intervir sobre as barreiras que limitavam o acesso dos estudantes a essas atividades em sua cidade, a fim de que produzissem sentido e significado para elas. Foram desenvolvidas 20 intervenções didático-pedagógica junto a uma turma do oitavo ano, nas quais os esportes náuticos foram abordados no percurso curricular da Educação Física no ano de 2022. As intervenções incluíram brincadeiras e jogos com o tema dos esportes náuticos, simulação de movimentos, construção de brinquedos, visita a uma piscina e à praia para vivência de caiaque, stand up paddle e vela e a organização de um festival

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