Educação Física Escolar: entre o “rola bola” e a renovação pedagógica

Parte de Desafios da Educação Física Escolar: Temáticas da Formação em Serviço no ProEF . páginas 130 - 148

Resumo

A Educação Física escolar, aquela que faz parte do rol de disciplinas obrigatórias da Educação Básica, está longe de albergar em seu interior práticas pedagógicas similares. Na atualidade, muita “coisa” diferente se faz no tempo-espaço, que nas grades horárias das escolas, é denominado de Educação Física. Essa afirmação, não se refere à diversidade interna, própria de qualquer disciplina, originada na necessária contextualização que alunos, professor e escola imprimem em sua efetivação nos diferentes cantos do país. Estamos aludindo a uma diversidade tal, que faria pertinente chamar ao que acontece sob uma mesma denominação, de formas diferentes. Neste texto, vamos problematizar esta diversidade a partir do conceito de “atuações docentes”, a forma que os professores de Educação Física agem em suas aulas. Nesta perspectiva, podemos falar de três grandes categorias de atuações docentes na Educação Física escolar, aquelas caracterizadas por: (a) práticas tradicionais, (b) o abandono do trabalho docente (ou desinvestimento pedagógico) e (c) práticas inovadoras. Nesta parte da disciplina vamos problematizar, particularmente, as atuações docentes caracterizadas pelo abandono do trabalho docente (ou desinvestimento pedagógico) em contraste com as denominadas “práticas inovadoras”. No entanto, antes de entrar diretamente a esse tema pensemos um pouco o que mesmo diferencia uma atuação tradicional na Educação Física e que uma atuação caracterizada pelo “abandono do trabalho docente”, que termina no tristemente conhecido “rola bola”.