Resumo

O presente trabalho discorre sobre a disciplina Educação Física na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), problematizando sua situação entre o caráter facultativo e obrigatório, estabelecendo diálogos entre artigos acerca da temática publicados em periódicos da área e relatando positivas experiências em três diferentes contextos pedagógicos. Consideramos a necessidade de a área dedicar maiores interesses e discussões sobre a disciplina na EJA a fim de superar o atual imbróglio na qual a mesma se encontra e que nossa presença na referida modalidade de ensino pode oportunizar aos estudantes o desenvolvimento dos elementos da cultura corporal, a compreensão da fundamentação da sociedade em seus valores e aspectos tecnológicos, artísticos, políticos e sociais e a aquisição de conhecimentos e habilidades, formando atitudes e valores que avancem na transformação qualitativa da realidade em que vivemos.

Referências

AVANCE, A.; SILVA, A. A. & VENTORIM, S. Estágio supervisionado em Educação Física: uma experiência com educação de jovens e adultos. Motrivivência, Florianópolos, v. 11, n. 13, p. 205-217, nov. 1999.

BETTI, M.; FERRAZ, O. L. & DANTAS, L. E. P. B. T. Educação Física Escolar: estado da arte e direções futuras. Revista Brasileira Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, p. 105-115, dez. 2011. N. esp.

BORIN, T. & MARQUES, G. R. D. Megaeventos esportivos no Rio de Janeiro. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Brasília-DF, 2013. Anais..

BRACHT, V. et al. A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 02, p. 11-34, abr/jun 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: CNE/CEB, 1996.

CAMILO, C. H. As possibilidades de atuação da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos para a relação intergeracional na Educação em Direitos Humanos. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 245-261, dez. 2014.

CORREIA, M. M. Trabalhando com Jogos Cooperativos: em busca de novos paradigmas na Educação Física. Campinas, SP: Papirus, 2006.

PARANÁ. Livro Didático Público de Educação Física – Ensino Médio. 2 ed. Curitiba: SEED-PR, 2006.

INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2012 – Resumo Técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013. Disponível em http://portal.inep.gov.br/resumos-tecnicos. Acesso em 12-dez-2014.

MOLINA NETO, V. & REIS, J. A. P. “Pensei que tava na aula de ciências” ou os significados da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 636-650, jul/set 2014.

PINA, L. D. Atividade Física e Saúde: uma experiência pedagógica orientada pela Pedagogia Histórico Crítica. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n. 30, p. 158-168, jun. 2008.

SECAD. Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EducacaoFisica.pdf. Acesso em 28-nov-2014. p. 191-240.

Acessar Arquivo