Educação Física nas Categorias de Base: Uma Análise Acerca da Coordenação Motora dos Atletas de Futsal no Município de água Doce

Parte de EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MÚLTIPLOS OLHARES . páginas 34 - 47

Resumo

Objetivo: Avaliar a coordenação motora de crianças e pré-adolescentes que participam da escolinha de futsal do município de Água Doce – SC. Métodos: Esta pesquisa classifica-se como quantitativa e de levantamento de campo. Foram avaliados 31 indivíduos do sexo masculino com idades entre 9 e 12 anos. A avaliação da coordenação motora foi realizada por meio do teste KTK (Koperkoordination Test for Kinder), sendo esta uma bateria sequencial de quatro testes que mensuram a coordenação motora do participante. Os testes são: equilíbrio sobre a trave, saltos laterais, saltos monopedais e transferência sobre as plataformas. Todos os procedimentos estatísticos foram realizados com a utilização do software IBM SPSS for Windows versão 26.0 (SPSS Inc., Estados Unidos), e o nível de confiança adotado para todos os testes foi de 95% (p < 0,05). Resultados: Dos indivíduos avaliados, 39% apresentaram Coordenação Normal, 42% apresentaram Boa Coordenação e 19% apresentaram Alta Coordenação. Foram encontradas correlações positivas fortes, moderadas e fracas significativas através do coeficiente de correlação de Pearson. Não foram encontrados casos de perturbações na coordenação ou insuficiência de coordenação. Conclusão: Concluímos que a coordenação dos indivíduos das categorias de base da escolinha de futsal do município de Água Doce está relativamente bem.

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