Resumo

O objetivo desse estudo foi apresentar uma experiência político-pedagógica realizada durante as aulas de Educação Física no Ensino Médio, a partir das ações educativas planejadas por um projeto de ensino, em tempos de pandemia. Durante o texto é possível observar as disputas políticas que atravessaram os debates sobre a educação remota em tempos de pandemia no Instituto Federal de São Paulo, a caracterização de um projeto de ensino que possui como essência fundamentar uma pedagogia decolonial nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e o relato de uma experiência realizada nas aulas do componente curricular no ano letivo de 2020. Entendemos a necessidade de que os professores se tornam intelectuais transformadores nos contextos onde atuam, resistindo ao processo meritocrático, neoliberal, neotecnicista e neoconservador que se torna cada vez mais premente na educação pública brasileira. O processo educativo no pós-pandemia precisa permitir o diálogo, debates, reflexões e novas produções sobre os conhecimentos historicamente produzidos por diferentes grupos que fazem parte da sociedade, para que possamos efetivar uma escola democrática, pública, de qualidade e que transforme a realidade de todos e todas.

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