Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar como uma participação em uma proposta de aulas baseada nos temas da cultura corporal de movimento pode ressignificar a visão da educação física escolar em alunos que vivenciaram o abandono pedagógico. A pesquisa seguiu os passos metodológicos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), sendo incialmente aplicado um questionário em quatro colégios para identificarmos turmas da 3a série do ensino médio que se enquadravam nos critérios do abandono pedagógico. Foram selecionadas neste percurso duas turmas, das quais selecionamos oito (8) alunos para realizarmos uma entrevista semiestruturada da qual extraímos informações relacionadas ao abandono pedagógico. As turmas posteriormente participaram de uma intervenção pedagógica com duração de quarenta aulas e que se baseou nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica, as quais foram descritas por meio de um diário de campo. Ao final do processo, os mesmos oito (8) alunos foram entrevistados novamente com o intuito de relatarem a experiência vivida na intervenção e a superação do abandono pedagógico. O questionário trouxe à tona a presença do abandono pedagógico em duas escolas, bem como expôs as críticas que os alunos fazem a estas aulas, mas por outro lado evidenciou a existência de uma experiência positiva que foi valorizada pelos alunos. A entrevista inicial confirmou a insatisfação dos estudantes com o abandono pedagógico, uma vez que estes criticaram a falta de sistematização e organização das aulas, a baixa adesão e a divisão dos alunos por gênero, sendo estes fatores que culminaram com a desvalorização dos conteúdos e da disciplina.

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