Resumo

Este estudo busca refletir a respeito do distanciamento entre universidade e escola pública, e da necessidade de construção de novas relações institucionais entre ambas, no sentido de estabelecer vínculos organicamente acordados e implementados, através de ações de parceria. Um eixo da análise perspectiva o papel de "intelectual orgânico" a ser exercido pela universidade, enquanto agente institucionalizado e institucionalizantes de projetos sociais contra-hegemônicos. Como um dos espaços privilegiados para isso percebe a formação inicial e continuada do educador, onde configura o universo da Prática de Ensino e Estágio Supervisionado como outro eixo de discussão. Recorte específico destaca o movimento de reestruturação desta disciplina no curso de Educação Física da UFSC, a partir das ações implementadas e, principalmente, das suas produções acadêmicas. Aplicadamente reflete sobre experiência de ensino, pesquisa e extensão realizada neste contexto, tendo como objeto de estudo e intervenção a formação continuada dos docentes da escola pública. Diante do novo quadro de organização político-educacional, o estudo sugere a ressignificação do espaço e tempo da Prática de Ensino na licenciatura, caracterizando-a como eixo articulador dos currículos acadêmicos e incluindo na sua dinâmica o compromisso social da universidade com a formação permanente de seus egressos.

Acessar