Resumo

O artigo retoma e desenvolve reflexões a propósito de questões examinadas durante seminário internacional sobre a Educação Superior em Paulo Freire. Propõe o estudo do tema no âmbito de uma reflexão mais abrangente sobre as articulações da educação popular e do ensino das elites durante o longo período recoberto pela práxis do educador no Brasil e no exterior.

Referências
BEISIEGEL, Celso de Rui. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília, DF: Liber Livro, 2006.
BEISIEGEL, Celso de Rui. A reforma e a qualidade do ensino. In: NAGLE, Jorge (Org.). Educação brasileira: questões de atualidade. São Paulo: Edart, 1975. p. 29-38.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Pioneira, 1974.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Lourenço Filho e a educação popular no Brasil. In PILETTI, Nelson (Org.). Educação brasileira: a atualidade de Lourenço Filho. São Paulo: Feusp, 1999. p. 103-126.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular. São Paulo: Ática, 1982.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Da educação fundamental ao fundamental na educação. Proposta, Rio de Janeiro, Suplemento 1, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2013. Brasília, DF: MEC/INEP, 2014.
CUNHA, Luiz Antonio. A universidade crítica: o ensino superior na república populista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
DURHAM, Eunice Ribeiro. O ensino superior no Brasil: público e privado. São Paulo: Nupes, 2003.
FÁVERO, Osmar. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base (1961-1966). Campinas: Autores Associados, 2006.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, Paulo. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários, Recife, n. 4, p. 5-23, 1963.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 1959. Tese (Concurso para a Cadeira de História e Educação) – Escola de Belas Artes de Pernambuco da Universidade Federal do Recife. Recife, 1959.
FREIRE, Paulo. O compromisso popular da universidade. In: UNIVERSIDADE e compromisso popular. Campinas: Puccamp, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1973.

Acessar