Integra

O grande desafio civilizatório continua sendo a educação.
A educação compreende um conjunto amplo de ações que se iniciam nas comunidades e nas famílias, prolongando-se pela escola e acompanhando o ser humano em todas as fases da vida. Ela não se restringe ao acesso à cultura letrada, mas abrange as formas de convivência, de construção de valores e de relações sociais que dão sentido à vida em comum.

O letramento, por exemplo, é um conceito de múltiplos significados. Vai além da simples capacidade de ler e escrever. Letramento envolve compreender, interpretar, produzir e interagir por meio da linguagem nos diversos contextos sociais. Por isso, falar em educação é falar de formação humana. Educação é, portanto, um processo permanente, que articula saberes, experiências, afetos e responsabilidades coletivas que se articulam com as diversas áreas da vida, culminando com modos de viver.  

Nesse contexto, a educação em saúde ocupa um papel central, pois amplia a compreensão sobre o cuidado de si e do outro. Educar para o autocuidado em saúde é disponibilizar um conjunto de práticas ativas que indivíduos, famílias e comunidades podem adotar para promover a saúde, prevenir doenças, manter o bem-estar e lidar com problemas de saúde, com ou sem o apoio profissional. Envolve desenvolver habilidades para gerenciar a própria saúde no cotidiano, por meio de hábitos como alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, boa higiene do sono e atenção aos sinais do corpo, passando pela capacidade de meditação sobre o viver e seus desafios. 

O autocuidado, entendido como dimensão educativa, é também uma estratégia essencial para a construção da cidadania e para o fortalecimento da autonomia. Ele contribui para o alcance da cobertura universal de saúde ao capacitar as pessoas a se tornarem protagonistas no entendimento de sua própria vida e no cuidado com o coletivo. Assim, educar, em seu sentido mais amplo, é também cuidar, promover saúde e sustentar a vida em sociedade de forma solidária e consciente.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano compaixão pela terra. 9. ed. Petropólis: Vozes, 2003. 

Foucault M. As técnicas de si. Trad. de Wanderson Flor do Nascimento e Karla Neves 

Professor Alexandre Machado Rosa