Resumo

O aumento da prevalência do excesso de peso em escolares na primeira e segunda infância tem sido evidenciado como uma condição que possui alta probabilidade de se perpetuar até a vida adulta. Tal condição, segundo a literatura, pode desencadear alterações comportamentais importantes nesses indivíduos, como a diminuição do percentual de crianças em idade escolar que fazem atividade física de moderada a vigorosa (AFMV) de acordo com os níveis recomendados pelas diretrizes mundiais para tal fenômeno. Ainda, paralelamente, também tem sido evidenciado o aumento na prevalência do comportamento sedentário (CS) nessa população. OBJETIVO: Analisar as modificações no nível de atividade física e comportamento sedentário após um programa de intervenção interdisciplinar em escolares da cidade de Petrolina-PE. MÉTODOS: Trinta e três escolares de ambos os sexos, com excesso de peso (7,9 ± 0,9 anos) aleatoriamente divididos em dois grupos (experimental n = 14; controle n = 19), participaram de 10 semanas de intervenção. Durante esse período foram realizadas três sessões semanais de atividades físicas (terça, quinta e sábado), com duração de uma hora. Aos sábados, os escolares participaram de orientações direcionadas à mudança de comportamento com profissionais da psicologia e da nutrição, sendo que ambas as intervenções tiveram duas horas de duração cada. Três condições foram analisadas nos momentos pré e pós-intervenção para ambos os grupos: 1ª) proporção (frequência relativa) dos minutos despendidos com AFMV e CS na semana inteira (semana + final de semana); 2ª) proporção (frequência relativa) dos minutos despendidos com AFMV e CS durante a semana (segunda a sextafeira); 3ª) proporção (frequência relativa) dos minutos despendidos com AFMV e CS no final de semana. Cada variável foi dicotomizada da seguinte forma: AFMV (1- Insuficientemente Ativo; 2- Suficientemente Ativo); CS (1- Exposto; 2- Não Exposto). As variáveis foram mensuradas pelo método da acelerometria. Os pontos de corte adotados foram os de Evenson et al. (2008). RESULTADOS: Em todas as condições avaliadas, nenhuma alteração significativa foi observada entre os momentos pré e pós-intervenção na proporção do tempo gasto em minutos pelos escolares, em ambos os grupos, tanto na atividade física de moderada a vigorosa, quanto no comportamento sedentário. CONLUSÃO: O programa de intervenção não apresentou modificações significativas no comportamento sedentário e nível de atividade física dos escolares.

Acessar