Efeito de uma intervenção de redução do comportamento sedentário combinada ao exercício físico nos comportamentos físicos de pessoas idosas da comunidade: Um ensaio clínico randomizado
Por Vinícius Ramon da Silva Santos (Autor), Gabriela Cassemiliano (Autor), Ana Claudia Silva Farchei (Autor), Stefany Lee (Autor), Laura Bonome Message (Autor), Anielle Cristhine de Medeiros Takahash (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
Avaliar a combinação de uma intervenção de redução do comportamento sedentário (CS) combinada a um programa de exercício físico (EF) nos comportamentos físicos de pessoas idosas da comunidade. Métodos: Foi realizado um ensaio clínico randomizado, com 43 pessoas idosas da comunidade (73,7 ± 6,67 anos, 74,14% sexo feminino), alocadas em grupo intervenção (GI = 23 pessoas idosas), que recebeu uma intervenção de redução do CS combinada ao EF ou grupo controle (GC = 20 pessoas idosas), que recebeu somente o EF. As intervenções foram realizadas durante 16 semanas. A intervenção de redução do CS consistiu em estratégias para quebrar o CS e substituí-lo pelo tempo gasto em atividade física. O EF foi realizado três vezes por semana e sessões com duração de 50 minutos. Os comportamentos físicos foram avaliados pelo acelerômetro activPAL3TM micro e compreendeu o tempo gasto em CS, tempo em pé, andando e de sono. As diferenças entre os grupos foram analisadas por meio de modelos lineares mistos generalizados, com significância estatística estabelecida em p < 0,05 e intervalo de confiança de 95%. Resultados: Ambos os grupos diminuíram significativamente o tempo gasto em CS (diferença média = -1,01 horas; IC95% = -1,41 a -0,61; p < 0,001) e aumentaram o tempo de sono (diferença média = 0,36 horas; IC95% = 0,07 a 0,65; p = 0,016). Não foram encontrados efeitos significativos de tempo, grupo ou interação no tempo andando e tempo em pé (p > 0,05). Conclusão: A combinação de uma intervenção de redução do CS combinada ao EF não foi superior a receber somente o EF na mudança dos comportamentos físicos de pessoas idosas da comunidade. Os achados sugerem que somente participar de um programa de EF pode ser suficiente para reduzir o CS e aumentar o tempo de sono.