Resumo

Introdução:

Exercícios podem retardar os efeitos do envelhecimento e melhorar a função física dos idosos. O Tai Chi é uma prática popular de exercício entre os idosos na China. Embora haja estudos que evidenciem os efeitos positivos da prática de Tai Chi, ainda não há um consenso sobre os estudos comparados.

Objetivo:

Avaliar o efeito do exercício regular de Tai Chi sobre a estabilidade neuromuscular nos membros inferiores em idosos, comparando os resultados dos praticantes entre grupos idosos de sedentários e praticantes de caminhada.

Métodos:

Foram selecionados vinte e dois praticantes de Tai Chi, com idade média de 59,3±3,5 anos com tempo médio de prática de 18,4±13,2 anos. Este experimento testa principalmente a capacidade de equilíbrio comparando aos indivíduos que praticam caminhada e outros sedentários.

Resultados:

A força muscular dos flexores e extensores do joelho no grupo Tai Chi foi significativamente maior do que no grupo sedentário (p=0,001 a 0,00160°/s; P=0,002 a extensores de 60°/s; p=0,002 a 120°/s; flexores de 120°/seg, p=0,003). Similarmente, houve uma diferença significativa na força muscular entre o grupo Tai Chi e o grupo de caminhada (os valores P dos flexores e extensores em ambas as velocidades foram inferiores a 0,001).

Conclusão:

Exercícios regulares, como o Tai Chi, podem alterar a força muscular dos flexores e extensores gerais do joelho, e melhorar a estabilidade neuromuscular dos idosos nos membros inferiores. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Acessar