Resumo

 As funções executivas (FEs) são componentes essenciais do desenvolvimento infantil, associadas à aprendizagem, bem-estar emocional e adaptação social. Na primeira infância, intervenções com atividade física coordenativa têm se mostrado eficazes para promover ganhos em FEs. A Ginástica Educacional, por meio de atividades motoras variadas e desafiadoras, pode ser uma estratégia promissora para estimular o desenvolvimento cognitivo nessa fase da vida.Objetivo: Avaliar os efeitos de uma intervenção de Ginástica Educacional nas FEs de pré-escolares. Métodos: Participaram 86 crianças de dois Centros Municipais de Educação Infantil em Petrolina (PE). O grupo experimental (GE; n = 46; idade = 58,3 ± 3,41 meses) participou de 30 sessões de Ginástica Educacional durante 12 semanas. O grupo controle (GC; n = 40; idade = 57,0 ± 3,27 meses) manteve suas atividades escolares habituais. As FEs foram avaliadas com a bateria Early Years Toolbox, incluindo controle inibitório (CI), flexibilidade cognitiva (FC) e memória de trabalho visuoespacial (MTV), nos momentos: linha de base (T1) e pós-intervenção (T2) e 12 semanas após o fim da intervenção (T3).Resultados: O GE apresentou melhorias significativas entre T1 e T2 em CI (β = 0,12; p < 0,001) e FC (β = 1,78; p = 0,029). Para MTV, não foram observadas mudanças significativas em nenhum dos grupos (β = 0,15; p > 0,05). No follow-up (T3), não houve diferenças significativas entre os grupos, sugerindo ausência de manutenção dos efeitos ao longo do tempo. Conclusão: A intervenção com Ginástica Educacional resultou em ganhos significativos nas FEs de pré-escolares, especialmente em CI e FC. Contudo, a ausência de manutenção dos efeitos após 12 semanas destaca a importância da continuidade de estímulos coordenativos no contexto escolar. Os achados reforçam que a Ginástica Educacional pode ser uma estratégia viável e acessível para integrar o desenvolvimento motor e cognitivo na pré-escola.

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