Efeitos de 12 semanas de Ginástica Educacional nas Funções Executivas de Pré-escolares
Por Bárbara Vitória Silva do Nascimento (Autor), Clarice Maria de Lucena Martins (Autor), Fernando de Aguiar Lemos (Autor), Natália Batista Albuquerque Goulart Lemos (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
As funções executivas (FEs) são componentes essenciais do desenvolvimento infantil, associadas à aprendizagem, bem-estar emocional e adaptação social. Na primeira infância, intervenções com atividade física coordenativa têm se mostrado eficazes para promover ganhos em FEs. A Ginástica Educacional, por meio de atividades motoras variadas e desafiadoras, pode ser uma estratégia promissora para estimular o desenvolvimento cognitivo nessa fase da vida.Objetivo: Avaliar os efeitos de uma intervenção de Ginástica Educacional nas FEs de pré-escolares. Métodos: Participaram 86 crianças de dois Centros Municipais de Educação Infantil em Petrolina (PE). O grupo experimental (GE; n = 46; idade = 58,3 ± 3,41 meses) participou de 30 sessões de Ginástica Educacional durante 12 semanas. O grupo controle (GC; n = 40; idade = 57,0 ± 3,27 meses) manteve suas atividades escolares habituais. As FEs foram avaliadas com a bateria Early Years Toolbox, incluindo controle inibitório (CI), flexibilidade cognitiva (FC) e memória de trabalho visuoespacial (MTV), nos momentos: linha de base (T1) e pós-intervenção (T2) e 12 semanas após o fim da intervenção (T3).Resultados: O GE apresentou melhorias significativas entre T1 e T2 em CI (β = 0,12; p < 0,001) e FC (β = 1,78; p = 0,029). Para MTV, não foram observadas mudanças significativas em nenhum dos grupos (β = 0,15; p > 0,05). No follow-up (T3), não houve diferenças significativas entre os grupos, sugerindo ausência de manutenção dos efeitos ao longo do tempo. Conclusão: A intervenção com Ginástica Educacional resultou em ganhos significativos nas FEs de pré-escolares, especialmente em CI e FC. Contudo, a ausência de manutenção dos efeitos após 12 semanas destaca a importância da continuidade de estímulos coordenativos no contexto escolar. Os achados reforçam que a Ginástica Educacional pode ser uma estratégia viável e acessível para integrar o desenvolvimento motor e cognitivo na pré-escola.