Resumo

A aptidão física na primeira infância é um marcador importante de saúde. Intervenções estruturadas no ambiente pré-escolar podem favorecer o aprimoramento de componentes da aptidão física. OBJETIVO: Avaliar os efeitos de uma intervenção de 12 semanas com ginástica educacional sobre componentes da aptidão física de pré-escolares. MÉTODOS: Participaram do estudo 33 crianças alocadas em dois grupos: grupo experimental (n=16; idade = 4,89 ± 0,31 anos; IMC = 15,7 ± 2,19 kg/m²) e grupo controle (n=17; idade = 4,73 ± 0,28 anos; IMC = 16,2 ± 1,94 kg/m²). O grupo experimental (GE) participou de 30 sessões de ginástica educacional (3x/semana; 30-35 min), enquanto o grupo controle (GC) manteve a rotina escolar. A aptidão física foi avaliada por meio dos testes da bateria PREFIT: corrida 4x10m (agilidade), corrida de 6 minutos (capacidade cardiorrespiratória) e salto horizontal (força de membros inferiores). Os dados foram analisados com modelos lineares mistos (p<0,05). RESULTADOS: A intervenção promoveu melhora significativa na agilidade do GE (redução média de 2,80 s; p<0,001), enquanto o grupo controle apresentou piora do tempo (aumento de 2,04 s; p=0,03). A comparação entre os grupos também foi significativa (diferença entre grupos = -4,84 s; p<0,001), indicando um efeito positivo da intervenção. Para a capacidade cardiorrespiratória e força de membros inferiores, não foram observadas diferenças significativas intra ou intergrupos. CONCLUSÃO: Verificou-se efeito da intervenção de ginástica educacional na agilidade de pré-escolares. Intervenções com maior volume e intensidade podem ser necessárias para aprimorar a força e a capacidade cardiorrespiratória nessa fase do desenvolvimento.

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