Efeitos de três anos de lições fisicamente ativas e pausas ativas na atenção de escolares: um ensaio clínico randomizado por cluster
Por João Carlos N. Melo (Autor), José Ywgne V. Nascimento (Autor), Larissa Gandarela (Autor), David N. Oliveira (Autor), Julian Tejada, Danilo P. Silva (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
Os efeitos das lições fisicamente ativas (LFA) e pausas ativas (PA) a médio e longo prazo sobre as funções executivas, especialmente habilidades atencionais, ainda são pouco compreendidos. OBJETIVO: Analisar o efeito de três anos de LFA e PA na atenção de escolares. MÉTODOS: Seis escolas públicas de Aracaju (SE) foram alocadas em três grupos: 1) LFA, aulas integrando atividade física e conteúdo acadêmico (1x/dia, 2x/semana); 2) PA, pausas curtas com atividade física (3x/dia, 2x/semana); 3) Controle (CTL), sem intervenção. Foram incluídas 324 crianças (7,5 ± 1,1 anos; 52,2% meninas), recrutadas em 2022 (LFA/PA/CTL: 77/61/46), com entradas adicionais em 2023 (31/32/23) e 2024 (22/20/12). Habilidades atencionais avaliadas pelo tempo de reação (TR) e total de acertos (TA) nos testes de Busca Visual (atenção seletiva) e Cueing Posner (orientação espacial). Modelos lineares generalizados mistos testaram a interação grupo x tempo, ajustando para variáveis individuais e escolares. As análises foram realizadas no R. RESULTADOS: Houve interação grupo x tempo apenas no teste Cueing Posner (TR, p < 0,001). Todos os grupos melhoraram o TR após três anos em relação ao baseline: LFA (-569,7 ms; p < 0,001), PA (-433,0 ms; p < 0,001) e CTL (-434,1 ms; p < 0,001). Apenas LFA e PA apresentaram reduções significativas no primeiro (LFA: -261,4 ms; PA: -162,2 ms; ambos p < 0,001) e segundo ano (LFA: -354,5 ms; PA: -249,4 ms; ambos p < 0,001), sem mudanças no CTL. Na análise de diferenças das diferenças, PA reduziu 220,6 ms a mais que CTL no primeiro ano (p = 0,004), e LFA reduziu 319,8 ms e 277,3 ms a mais que CTL no primeiro e segundo ano, respectivamente (p < 0,001; p = 0,002). CONCLUSÃO: LFA e PA podem acelerar os ganhos atencionais, sugerindo um efeito de facilitação na maturação dos mecanismos neurais de orientação espacial.