Resumo

Esta revisão sistemática tem como objetivo identificar e resumir estudos que analisaram os efeitos de intervenções que utilizaram modelos de ensino esportivo (STM) em aulas de educação física sobre resultados de habilidades cognitivas e motoras. Seis bases foram definidas como fontes de dados: (a) SportDiscus; (b) Scielo; (c) Web of Science; (d) Escopo; (e) ERIC e (f) PsycInfo. A busca inicial foi realizada com os seguintes termos: “Modelo Pedagógico” OR, “Modelo de Educação”, OR, “Jogos de Ensino” AND, “Esportes” AND, “Educação Física”. Os 24 artigos analisados ​​atenderam aos seguintes critérios: (a) estudos de intervenção com análise quantitativa ou mista; (b) realizadas durante as aulas de educação física; e, (c) objetivar verificar os efeitos do STM nos resultados das habilidades cognitivas ou motoras. A análise de viés/qualidade dos estudos foi realizada com base na escala PEDro. Foram encontradas intervenções com o Modelo de Educação Esportiva (SEM – 41,7%), Jogos Ensinando para Compreensão (TGfU – 33,3%), Jogos Táticos (TG – 4,2%) e Modelos Híbridos (HM – 20,8%). Os resultados indicam efeitos positivos dos três modelos (SEM, TGfU/TG e HM) no desempenho do jogo e na tomada de decisão. SEM ainda teve um efeito positivo no envolvimento no jogo, conhecimento e execução de habilidades, com STM com mais resultados positivos. Investigações futuras deverão considerar fatores intervenientes como sexo, nível de habilidade, grupos de ensino, experiência do professor, tempo e conteúdo da unidade.

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