Efeitos do Esporte nas funções cognitivas de Crianças de 10 a 12 Anos: Uma análise de mapeamento cerebral
Por Elida Priscila Fernandes Costa (Autor), Bruna Brandão Velasques (Autor), Mariana Gongora (Autor), Eliete Samara Batista dos Santos (Autor), Maristela Linhares dos Santos (Autor), Ricardo Santos Oliveira (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
O esporte tem um papel fundamental no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo de crianças e adolescentes. Investigações sobre os efeitos de diferentes práticas esportivas no cérebro podem nortear as abordagens dentro da escola. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de esportes nas funções cognitivas de crianças, especificamente, avaliar o impacto de diferentes tipos de esportes na atividade cortical. METODOLOGIA: O estudo foi composto por 95 crianças de 10 a 12 anos, divididas em dois grupos. O grupo TEC (Tempo Escolar Complementar) foi composto por 63 crianças, praticantes de 5 modalidades esportivas distintas e o grupo controle foi composto por 33 crianças sem histórico de participação no projeto TEC. Foi realizado um estudo transversal, no qual foi aplicada uma tarefa visuomotora durante a captação da atividade cortical por meio do EEGq (Eletroencefalograma quantitativo), com objetivo de investigar o ERP (potencial relacionado ao evento) P300. A análise estatística foi feita para os eletrodos Fz, Pz e Cz. RESULTADOS: O grupo TEC teve maior amplitude do P300 no eletrodo Pz (p= 0,02) e menor latência do P300 nos eletrodos FZ e CZ em comparação ao grupo controle (p = 0,00). Para a medida do tempo de reação (ms), foram entradas diferenças significativas para o grupo TEC comparado ao grupo controle, com menores índices de tempo de reação para o grupo TEC (p = 0,00). CONCLUSÃO: Contudo, este estudo reforça a importância da prática regular de esportes na melhoria das funções cognitivas de crianças em idade escolar. Através do aumento da amplitude e redução da latência do P300. Esses resultados destacam o potencial dos programas de treinamento esportivo como intervenções eficazes para aprimorar o desempenho cognitivo em crianças, contribuindo para um desenvolvimento neurocognitivo saudável e equilibrado.