Resumo

O desempenho esportivo é influenciado por múltiplas habilidades. Com o objetivo de aprimorar habilidades psicológicas, diversas intervenções têm sido desenvolvidas, como o treinamento de mindfulness (TI), tornando-se necessário avaliar os efeitos dessas intervenções para futuros direcionamentos. O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos do TI no desempenho esportivo e nas habilidades psicológicas de atletas por meio de uma revisão sistemática. Esta revisão seguiu as recomendações do PRISMA. Foram incluídos estudos randomizados, não randomizados e intervenções pré e pós, que avaliaram o desempenho esportivo e habilidades psicológicas por meio de instrumentos e procedimentos quantitativos, com amostras compostas por atletas profissionais e amadores, disponíveis em português, espanhol e inglês, e publicados entre 2010-2020. As buscas foram realizadas no MEDLINE, PsycNet, Scopus, LILACS, Web of Science e SPORTDiscus. A elegibilidade e a qualidade dos estudos foram avaliadas por dois pesquisadores independentes. As pesquisas identificaram 1579 artigos e, após análise, 32 estudos foram incluídos. Foi possível identificar efeitos positivos do TI em diferentes variáveis: 11 estudos encontraram efeitos positivos no desempenho esportivo, 14 no estado de mindfulness, 9 no estado de fluxo, 5 na redução da ansiedade competitiva, 3 no estresse, 4 na ansiedade geral e 2 no pessimismo. Conclui-se que o TI pode promover o desempenho esportivo e habilidades psicológicas em atletas, porém é necessário desenvolver estudos com melhor qualidade, especialmente no Brasil.

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